O Sebrae publicou no seu portal na internet um guia visual para ajudar empreendedores a construir o modelo de negócios da empresa. Por meio da ferramenta, o usuário vai entender em detalhes cada setor e etapa do futuro empreendimento e criar alternativas para inovar, formas de competir no mercado e contribuir para a lucratividade. O conteúdo integra o projeto Começar Bem, criado pelo Sebrae em 2014 para apoiar quem quer abrir seu primeiro negócio, e pode ser acessado aqui.
A gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae Nacional, Mirela Malvestiti, explica que o empreendedor precisa se concentrar em responder perguntas como “O que vou fazer?”, “Para quem vou fazer”, “Como vou fazer?” e “Quanto vou gastar?”. “Os maiores ganhos do Modelo de Negócio são a simplicidade e a rápida implementação. O empresário passa a entender quem vende, quem compra, por quê e como se paga por isso”, esclarece.
O modelo contém nove blocos que devem ser analisados e preenchidos para traçar a realidade da futura empresa: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, atividades principais, recursos principais, estrutura de custos e parcerias principais.
Na Proposta de Valor, o empresário precisa definir seu pacote de produtos e serviços e o valor que ele possui para os clientes. Já no Segmento de Clientes, define-se o tipo de público que a empresa atenderá. Como a empresa fará para alcançar a clientela e entregar sua proposta de valor será definido no bloco Canais. É importante ainda que o empreendedor estabeleça os Segmentos de Clientes para conquistá-los e mantê-los.
Em Fontes de Receita, é essencial que o dono do futuro negócio coloque no papel o dinheiro que a empresa irá gerar, quanto e como irá receber dos clientes. As Atividades Principais englobam as ações mais estratégicas que a empresa deve atender para fazer seu Modelo de Negócios funcionar. Já os Recursos Principais são os necessários para entregar a proposta de valor. A Estrutura de Custos trata de todas as despesas envolvidas na operação do Modelo de Negócio. E nas Parcerias Principais o empresário vai listar sua rede de fornecedores e parceiros. São exemplos de modelos de negócios as franquias, quando um empreendedor paga uma taxa para usar uma marca já consolidada.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios – Por Agência Sebrae de Notícias – 25/06/2015